quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Padrões estéticos e tipos de treinamento.

Hoje em dia a mídia impõe a sociedade, alguns tipos de padrões estéticos como sendo os ideais para a nossa vida. Isso ocorre devido a necessidade da televisão vender algum tipo de produto ou estilo de vida para que alguém possa lucrar com isso. Isso não é de todo mal, já que isso influencia as pessoas a procurarem a atividade física como forma de se chegar ao corpo desejado.

Dentro do treinamento esportivo existem alguns princípios que são seguidos, como:
  • Princípio da Individualidade biológica (cada pessoa é diferente da outra);
  • Princípio da sobrecarga;
  • Princípio da continuidade;
  • Princípio adaptação;
  • Princípio da interdependência volume X intensidade;
  • Principio da ESPECIFICIDADE.

Nessa postagem quero abordar o principio da especificidade. Ele diz basicamente que, se você quer ganhar força treine força, se você quer ganhar resistência treine resistência. Sendo assim o seu treino deve ser o mais específico possível para que você obtenha os resultados esperados.

Dito isso, pare e pense. Olhe abaixo qual dos padrões estéticos você gostaria de ter.



Escolheu? Agora se pergunte, se seu treino está específico para o seu objetivo. Se você quer ficar grande como os fisiculturistas acima, já que você não tem a genética e nem recursos ergogênicos disponíveis que eles têm, o mínimo que você pode fazer é tentar se aproximar ao máximo deles, ou seja, coma como eles, treine como eles, descanse como eles, e abdique de coisas que eles abdicam para poder ficar com aquele corpo, resumindo incorpore um fisiculturista. No treino deles eles treinam basicamente hipertrofia. Misturando exercícios uniarticulares e multiarticulares. Eles não fazem dietas loucas, como da proteína, da sopa, etc. Veja um trecho da entrevista do maior fisiculturista dos últimos tempos, Ronnie Coleman: 

"Coleman: Eu sempre tive uma rotina de treinamentos muito dura, que sempre procurei seguir. Além disso, Chad Nichols (nutricionista de vários campeões do fisiculturismo profissional) começou a cuidar da minha nutrição.

Aleixo: Então foi este o principal motivo da sua ascensão?
Coleman: Sim. A orientação sobre minha nutrição foi o principal motivo da minha melhora."
Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/2007/07/26/entrevista-com-ronnie-coleman/#ixzz1dGRBmNps


O mesmo vale para quem quer o padrão estéticos de atletas. Atletas treinam com exercícios complexos como supinos, agachamentos, levantamento terra, remada, puxadas. Eles buscam treinar movimentos e não músculos. Eles treinam força pura, potencia, força dinâmica, resistência muscular localizada, pliometria. Cuidam muito bem da alimentação e também não fazem dietas sem orientação. 

O ultimo modelo estético são os de modelos de passarela. Os resultados que eles têm basicamente vem da alimentação restritiva, e alguns exercícios aeróbicos, que eles têm, e o uso de dietas loucas. Por isso observamos poucos músculos e e os poucos são flácidos.


"Se você quer ser sensual, aja com sensualidade! Se você quer ser mais simpático, aja com simpatia."

Na seção de vídeos vou colocar vídeos com treinos de atletas e fisiculturistas. 

http://gustavo-personaltrainer.blogspot.com/p/videos.html