segunda-feira, 22 de agosto de 2011

É possível GANHAR peso e EMAGRECER, como PERDER peso e ENGORDAR!

É muito comum escutarmos por ai a expressão "falsa magra", quando queremos dizer q a pessoa aparenta ser magra só na aparência. As vezes nem tudo que parece é. Imaginem uma pessoa, vamos chama-la de "A", de 1,80m com 100kg e outra, "B" de 1,80m com 65kg. Agora respondam é possível dizer se "A" é mais magra ou mais gorda que "B"? A primeira impressão que temos é que "A" é mais gorda que "B", porém não podemos afirmar nada apenas com esses dados, mesmo com o Índice de Massa Corporal (IMC) de "A" sendo 30,86kg/m² (Obesidade I) e o de "B" sendo 20,06kg/m² (Peso Normal). 

O IMC é um índice que foi desenvolvido pelas companhias de seguro de vida para poder o calcular os riscos de saúde de pessoas sedentárias. Ele peca por não indicar a "qualidade" do peso da pessoa. Fisiculturista em época de competição, onde eles tem que estar com muito pouca gordura corporal, chegam a ter o IMC que indicam obesidade, porém eles não estão nada obesos como podemos ver abaixo.
Voltando a pergunta anterior, só que agora com dados adicionais, "A" tem 10% de gordura (10kg) e "B" tem 15% (9,75kg) de gordura. Nesse caso "A" seria mais magra que "B", já que proporcionalmente possui menos massa gorda que "B", mesmo o peso absoluto de massa gorda sendo maior.

Vamos a outro caso. 

Neste cenário, "A" perdeu 10kg, estando agora com 90kg e 15% de gordura, já "B" ganhou 5kg chegando a 70kg e está com 10% de gordura. 

Vamos começar o a pessoa "A":
  • Seu peso de massa gorda passou de 10kg(antes) para 13,5kg(depois);
  • Seu peso magro passou de 90kg para 76,5kg;
Agora "B": 
  • Seu peso de massa gorda passou de 9,75kg para 7kg;
  • Seu peso magro passou de 55,25kg para 63kg.
Como podemos observar "A" mesmo perdendo peso, ficou mais gordo e "B" mesmo ganhando peso ficou mais magro. Somente a balança não nos diz nada, é necessário que a pessoa faça uma avaliação da composição corporal para poder saber o que está acontecendo realmente com seu corpo, se está emagrecendo ou engordando. Com a composição corporal temos que nos preocupar mais com a qualidade do que com a quantidade

Pessoas que fazem dietas sem a devida prescrição de um nutricionista, tendem a perder peso e engordar, bem como retornar ao peso antigo de forma rápida e talvez até aumentá-lo, devido ao efeito sanfona, ou então tendem a ganhar peso, sendo esse peso proveniente de gordura e não de massa magra.

Resumindo, para alcançar seus objetivos e você saber o que acontece com o seu corpo procure um EDUCADOR FÍSICO para realizar uma avaliação física e prescrever suas rotinas de treinos e um NUTRICIONISTA para prescrever a sua dieta. 

Um comentário:

  1. boa noite li sua publicação aqui e estou passando por uma faze um tanto estranha eu tenho 1,83 certa de seis meses atras estava pesando 135 kg fiz uma avaliação na academia nos resultados eu estava com 95 kg de gordura nao segui em frente na academia devido ao horario de trabalho por esses dias percebi que minhas roupas estao largas fui me pesar com a intenção de ter emagrecido quando olhei na balança estou com 144 kg todos dizem que ate meu rosto esta mais fino

    ResponderExcluir