segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quantidade ideal de atividade física

Hoje em dia, com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, os benefícios da atividade física vêem sendo muito difundidos nas mais diversas mídias, porém pouco se fala na quantidade ideal de exercícios. Ainda é divulgado que a quantidade mínima semanal de atividade física seria de 3 dias por semana com duração de 30 minutos. O que poucos sabem é que essa recomendação, que é feita pelo American College of Sports Medicine (ACSM), já está ultrapassada. Com o avanço da tecnologia a cada dia que passa ficamos mais sedentários, então o ACSM atualiza periodicamente as recomendações na prescrição de exercícios. Hoje o ACSM recomenda uma frequência mínima de:

  • 30 minutos diários, 5x/semana, de atividade moderada;
  • ou 30 minutos diários, 3x por semana, de atividade intensa;
  • complementando com no mínimo 2 treinos de força(musculação) por semana.
OBS.: Essas recomendações não levam em conta as atividades do seu dia-a-dia, ou seja, a sua caminhada até a padaria ou banca de revista, não devem ser computados, nem o peso que você levanta no trabalho.

O ACSM, nessa ultima diretriz levou em conta a falta de tempo de que todos sofremos. Sendo assim as sessões de treinos podem ser divididas em sessões de no mínimo 10, desde que no final do dia complete o tempo necessário. Faça seus horários, a chave é incorporar os exercícios e dá-los a devida importância como é dada a outras atividades cotidianas. Com os recursos e novos métodos de treino, não é necessário você pagar por uma academia cara e longe de sua casa. Outra dica é tornar a atividade física uma atividade em família, facilitando a aderência das crianças e engajando elas em um estilo de vida mais saudável.

Você não precisa se prender a um ou dois tipos de atividade física. Caso queira, varie o máximo possível, fazendo treinos pesados e moderados, ou variando até mesmo a modalidade, fazendo natação, corridas, musculação e Yoga por exemplo, desde que atinja o tempo e intensidade mínima semanal

Lembrando que, quanto mais atividade física melhor, desde que respeitando sua individualidade e seguindo uma progressão adequada.

Dito isso, acho que não há mais desculpas pra não entrar em um programa de atividade física. 

BONS TREINOS!! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário