terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tipos de Alongamento


  • Alongamento Estático

No alongamento estático, quando a posição articular desejada é alcançada, o indivíduo deve ficar nessa posição por um determinado período de tempo, geralmente entre 10 a 30 segundos, podendo essa posição ser repetida ou não. As principais vantagens desse tipo de alongamento são o controle máximo da posição, pouco ou nenhum movimento, e quase nenhuma velocidade de movimento.

A eficácia do alongamento estático já foi comprovada quando se fala de aumento da amplitude de movimento. Na verdade, para aumento da amplitude de movimento, o alongamento deve ser mantido no ponto de maior desconforto. Progressivamente, o individuo deve tentar alcançar um novo estado de alongamento, para assim aumentar a amplitude do movimento, sempre mantendo no ponto de maior desconforto.

Pesquisadores constataram que o alongamento estático é duas vezes mais efetivo que o alongamento dinâmico realizado em vários ângulos articulares. Eles encontraram um aumento de 11º na flexibilidade para o alongamento estático contra apenas 4º do alongamento dinâmico.


  • Alongamento Dinâmico
O alongamento dinâmico, também chamado de balístico, consiste em realizar um balanceio ou movimentos de insistência durante o alongamento, sem manter a posição final do movimento. Ele ainda pode envolver a amplitude especifica de um movimento para determinado esporte. Esse tipo de alongamento não usa cargas excessivas e ficou conhecido como um tipo de aquecimento.

Pesquisadores colocam como principal ponto negativo dessa forma de alongamento, o alto potencial lesivo pra quem o pratica.


  • Facilitação Neuromuscular Propioceptiva (FNP)

A FNP é um grupo de procedimentos de alongamento envolvendo a contração e o relaxamento de forma alternada dos músculos que estão sendo solicitados. Todas as técnicas de FNP envolvem algum padrão de contração e relaxamento de músculos agonistas, que ajudam arealizar o movimento do alongamento e antagonistas, musculos que fazem o movimento contrario ao do alongamento, com o propósito de inibir estruturas que limitam o alongamento.






3 comentários: