quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nova função da CREATINA

Pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), em um estudo sobre a creatina, chegaram a conclusão que o uso de suplementação de creatina juntamente com a prática de exercícios físicos de forma regular ajuda a manter o controle glicêmico do sangue em indivíduos diabéticos tipo II. Além dessa descoberta foi constatado que a creatina não causou sobrecarga renal e/ou hepática nos indivíduos que se submeteram ao estudo, mostrando a segurança do uso de creatina.
A diabetes tipo II, se caracteriza pela incapacidade das células absorverem a glicose circulante no sangue, já que as mesmas não respondem a ação da insulina. A prática de exercícios físicos e o uso de hipoglicemiantes orais são as principais indicações para o tratamento da diabetes tipo II.
Os pesquisadores concluíram que exercícios físicos aliados ao uso de creatina, obteve melhores resultados do o exercício físico isolado e tão eficiente quanto a metformina, que o principal fármaco utilizado no tratamento da doença. Os pesquisadores ressaltaram que o uso da creatina foi observado juntamente com o exercício físico, havendo a possibilidade de não haver resultados positivos com o uso da creatina isolada.
Lembrando que até pouco tempo a comercialização da creatina era proibida no Brasil pela ANVISA, que alegava não conhecer os efeitos nocivos da substancia.

Um comentário: