quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Benefícios do treinamento aeróbico.

O principal objetivo do treinamento aeróbico é aumentar o consumo de oxigênio, associada à melhora das funções cardiovasculares para suportar o desempenho aeróbico.

O treinamento aeróbico pode ser realizado de modo contínuo ou intervalado. Os treinamentos intervalados são geralmente de alta intensidade, com grande participação do sistema anaeróbico, devendo ao intervalo reduzido durante o treino.

O treino treinamento aeróbico causa uma serie de adaptações no corpo humano. Dentre elas podemos citar:

  • Aumento do inotropismo (força de contração do coração);
  • Aumento da capacidade de utilizar a gordura como fonte de energia, facilitando o emagrecimento, e evitando o ganho de peso gordo;
  • Aumento do número de capilares, aumentando e facilitando  a circulação sanguínea;
  • Controle da pressão arterial e freqüência cardíaca;
  • Aumento do consumo de oxigênio durante o exercício;
  • Melhor controle da glicemia sanguínea e etc.
O condicionamento aeróbico pode ser medido por vários teste, porém o mais fiel e válido é a ergoespriometria. Esse teste avalia a capacidade máxima de oxigênio que o nosso organismo consegue metabolizar durante o exercício (VO2máx.). O VO2 máx pode ser expresso litros/minuto (L/min) ou quilograma de peso corporal/mililitro de oxigênio/ minuto (kg/ml/min). Quanto maior seu VO2 maior seu condicionamento aeróbico.
ERGOESPIROMETRIA.
Com o aumento do consumo de oxigênio durante o exercício, o total de calorias gastas também aumenta. Esse aumento do total de calorias gastas aliada a facilidade que o corpo adquire em mobilizar e utilizar a gordura como fonte energética torna o treinamento aeróbico uma importante ferramenta no processo de emagrecimento. Quanto mais bem condicionado você está mais difícil se torna de você engordar.

Estudos estão sendo feitos analisando o efeito do treinamento aeróbico sobre a hipertrofia muscular. Alguns estudos constataram que a liberação da Interleucina-6 durante o exercício aeróbico pode estimular hipertrofia muscular. Outro efeito benéfico do condicionamento aeróbico na musculação é permite a utilização de intervalos mais reduzidos, aumentando a intensidade do treino de musculação. Isso é possível porque o aumento do condicionamento aeróbico auxilia na recuperação da energia muscular entre as séries.

Abaixo segue uma breve descrição das zonas de treinamento:

  • Atividade Moderada (50%-60%FCmáx. ou 40%-50% VO2máx)Esta é a zona de treinamento é indicada  para pessoas sedentárias que estão iniciando uma atividade física e também aqueles que estão voltando de lesão ou problemas de saúde. É nesta zona que os corredores devem fazer o aquecimento e desaquecimento de treinamentos mais intensos. Alguns benefícios ao se exercitar nesta zona são o fortalecimento do coração e redução do colesterol, gordura corporal, pressão sanguínea e do risco de doenças degenerativas.
  • Controle de peso (60%-70%FCmáx. ou 50%-60%VO2máx): Nesta intensidade o seu organismo utiliza mais gordura como fonte energética. Nesta zona você fortalece os seu coração e seu organismo começa a sofrer os efeitos positivos do treinamento aeróbico.
  • Aeróbica (70%-80%FCmáx ou 60%-75%VO2máx): Ao treinar nesta zona você beneficiará seu coração e o seu sistema respiratório. Mantendo-se nesta zona irá aumentar a sua capacidade aeróbica ao aumentar sua capacidade pulmonar; aumentar o número e tamanho dos seus vasos sanguíneos; e fortalecer e aumentar o tamanho do coração.
  • Limiar Anaeróbico (80%-90%FCmáx ou 75%-85%VO2máx): Caso seu objetivo seja manter a forma provavelmente você não passará muito tempo treinando nesta zona. Ao treinar nessa intensidade seu treinamento começa a ficar mais anaeróbico do que aeróbico. Em algum ponto nesta zona o seu coração não será capaz de bombear sangue e oxigênio suficientes para suprir as necessidades dos músculos em atividade e seu organismo terá que usar fontes anaeróbicas de energia. Nesta zona você treinará seu corpo para metabolizar eficientemente o ácido lático. Está é uma zona de treinamento alta, então não deve treinar nela por períodos prolongados.
  • Esforço Máximo (90%-100%FCmáx. ou 85%-100%VO2máx.): Só se deve treinar nessa zona caso o aluno tenho um bom condicionamento aeróbico. Está é uma zona com alto risco de contusões. Nesta zona você se exercitará acima do limiar anaeróbico e seu corpo trabalhará em regime de deficit de oxigênio. Se treinar neta zona, permaneça por períodos curtos de tempo.
Para se calcular a frequencia cardíaca máxima utilizar a formula "220-idade", para homens e "226-idade" para mulheres.

Antes de iniciar o treinamento aeróbico, procure de preferência um médico do esporte para a realização de exames clínicos e um profissional de educação física para uma avaliação física e prescrição do treinamento.

BONS TREINOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário