sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dores Lombares

Cerca de 80% da população mundial, já teve, está tendo ou vai ter dores lombares em algum momento de sua vida. Acontecerá também, porém em uma porcentagem menor, dores cervicais e menor ainda dorsalgias (dores dorsais). Grande parte dessas pessoas conseguirão manter suas atividades diárias, porém com dor ou desconforto, e cerca de 30% delas faltará ao trabalho devido a lombalgia. Esses tendem a aumentar devido ao crescimento da população idosa em todo o mundo.
Divisão da coluna vertebral.
A dor lombar, que também pode ser chamada de lombalgia, ocorre na porção inferior da coluna vertebral, chamada de coluna lombar. Essa dor ocorre pelos mais diversos fatores como má postura, sedentarismo, posições erradas no trabalho e nos afazeres domésticos, bem como a execução errada de exercícios. A dor lombar pode ser aguda ou crônica, podendo durar toda a vida. Geralmente a pessoa sente como se a coluna vertebral estivesse "travada", não conseguindo realizar uma inclinação frontal da coluna, e sentindo movimentos restringidos pela manhã.

O tratamento da lombalgia, procura aliviar as causas das dores, como encurtamentos musculares, desequilíbrio de forças musculares, hérnia de disco, flacidez muscular, e até mesmo excesso de peso. Pode haver também a prescrição de analgésicos por um médico com o intuito de aliviar as dores, porém seu uso não deve ser por um período prolongado. Outros meios são utilizados para diminuir a dor lombar. Métodos de tração da coluna com o intuito de diminuir a compressão nos discos intervertebrais, aumentando o espaço para nervos e gânglios, bem como métodos relaxantes como massagens dos mais diversos tipos, acupuntura e podoposturologia são utilizados.
Máquina para tração da coluna vertebral.
Um meio muito eficiente de se prevenir e/ou tratar as dores lombares são através de exercícios físicos, que visem o fortalecimento e alongamento das musculaturas lombar e abdominal, já que essas musculaturas são responsáveis pela sustentação da coluna vertebral. Também não podemos esquecer de alongar e fortalecer as outras musculaturas, para não correr os risco de causar algum desequilíbrio em nosso corpo.

Alguns autores citam o músculo abdômen transverso como a principal musculatura estabilizadora da coluna vertebral. Ele atua como aqueles cintos lombares que muitas pessoas utilizam para preservar a coluna lombar durante exercício como rosca direta, agachamentos, e etc. O abdômen transverso tem a função de aumentar a pressão intra abdominal, estabilizar as forças rotacionais e de translação da coluna vertebral. Sempre que for realizar algum exercício certifique-se de estar com a musculatura abdominal contraída com o intuito de estabilizar a coluna vertebral.
Porção direita do abdômen transverso. 

Abdômen transverso relaxado e contraído.



Dicas:
  • Geralmente as pessoas se inclinam a frente para abaixar para apanhar algum objeto, mas ao realizar esse movimento as costas estão mais suscetíveis a sofrer uma lesão. Então a melhor posição para abaixar com maior conforto é aquela em que a pessoa flexiona o joelho ou apóia os mesmos no chão.
Como apanhar objetos.
  • Ande sempre com a musculatura abdominal um pouco contraída.Não precisa contrair vigorosamente, basta andar com a barriga "para dentro". No começo é um pouco incomodo, mas com o tempo você educar seu corpo a ficar nessa posição. Procure alinhar orelha, ombros quadril e joelhos em uma mesma linha vertical.
Postura em pé correta.
  • Ao carregar sacolas procure distribuir o peso por igual nos dois braços e ao sentar apoie a coluna lombar no encosto da cadeira, apoie os pés no chão e mantenha uma posição ereta.


2 comentários:

  1. Quem não faz essas posições erradas...
    Esse tratamento que tu citou é só para problemas na lombar? ou geral?

    ResponderExcluir
  2. Geral. Vai ocorrer algumas variações só, dependendo em que local da coluna. E só poder ser começado, pelo menos a parte de exercícios, quando não houver quadro doloroso. A tração é muito utilizada quando há hernia de disco lombar ou cervical.

    ResponderExcluir