terça-feira, 20 de setembro de 2011

Será que a musculação afeta mesmo o crescimento?


Há muito tempo, existe uma crença que a musculação não é indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Esse tema ainda é muito controverso para os profissionais da saúde. A causa dessa controvérsia se deve principalmente devido a desatualização em relação a esse assunto, já que nos últimos anos pesquisas têm demonstrado os reais efeitos da musculação sobre crescimento de crianças e adolescentes.

Estudos antigos questionavam a segurança e eficiência da musculação nessa idade, porém existem novas evidências que indicam que tanto crianças como adolescentes podem aumentar a força com a prática de musculação. Quando bem orientado e planejado, o risco de ocorrer algo prejudicial é praticamente nulo, visto que não foi constatado nenhum tipo de lesão nos estudos realizados de forma correta, ou seja, estudos realizados por pessoas qualificadas e planejados de forma individualizada e de acordo com a idade do praticante.

Crianças e adolescentes podem se beneficiar com a musculação, principalmente na melhoria do condicionamento físico e desempenho em atividades esportivas, e redução na ocorrência de lesões. A musculação também pode ajudar a prevenir e tratar doenças crônicas na infância, como a diabetes e obesidade infantil. Em um estudo a musculação foi utilizada em um programa de redução de peso em crianças e foi constatado melhoras significativas do percentual de gordura e redução do peso, sem falar que não houve nenhuma lesão durante o estudo.

Outros efeitos positivos da musculação;
  • Ajuda na reabilitação de lesões;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Diminuição dos lipídeos no sangue;
  • Melhora da postura;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aumento da coordenação motora;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Melhora do bem estar psicológico e social 

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação tem um efeito positivo sobre o desenvolvimento ósseo. A tensão e compressão gerada pela musculação estimula o corpo a depositar sais inorgânicos (cálcio, principalmente) e fibras de colágenos no osso. Com esse depósito de cálcio aumentado, a densidade óssea é aumentada, reduzindo o risco de fraturas, além de que um aumento de 5% na densidade óssea reduzir em 25% a ocorrência de fraturas em idades avançadas.

Algumas entidades internacionais, que possuem classificação "A", ou seja, são altamente criteriosas em suas publicações, e submetem seus estudos aos mais rigorosos comitês de ética, consideram a musculação um exercício seguro e eficaz para crianças e adolescentes, quando bem orientado. Dentre algumas dessas entidades podemos citar:
  • American College of Sports Medicine (ACSM);
  • National Strenght and Conditioning Association (NSCA);
  • The American Academy of Pediatrics (AAP);
  • American Orthopedic Society for Sports Medicine (AOSSM).
Pesquisadores relatam que os estímulos e as respostas ocasionadas pelo exercício físico não são suficientes para modificar significativamente os processos geneticamente programados para o crescimento e maturação do indivíduo, além disso a atividade física  realizada de forma regular atua de maneira a melhorar a densidade óssea, e o crescimento ósseo em largura, mas não em seu comprimento. Ainda é ressaltado que a prática de musculação não induz alterações na produção de nenhum hormônio responsável pelo crescimento longitudinal (vertical) e maturação óssea em crianças e adolescentes.

O único estudo que eu ouvi falar que foi verificado um efeito negativo sobre o crescimento, foi realizadas com crianças asiáticas que trabalhavam cerca de 16 horas por dia em uma mina, e estavam em estado desnutrição. Quando foi comparado a estatura média dessas crianças com a população em geral foi verificado que o crescimento delas era inferior a crianças normais. Diante disso os pesquisadores que realizaram esse estudo concluíram que criança que faz muita "força" ou "levanta peso" não cresce.



Outro mito que existe é que esportes onde há predomínio de pessoas altas, como basquete e vôlei, estimulam o crescimento. Na realidade não é bem assim. Por se tratarem de atividades esportivas, elas estimulam o crescimento e aumento da densidade óssea como qualquer outro esporte, desde que realizadas de forma correta. O que ocorre é que na prática desses esportes pessoas mais altas são beneficiadas pela estatura, já que fica mais fácil realizar uma cesta ou realizar um bloqueio, e vai ocorrendo uma seleção natural desses atletas. O mesmo caso se aplica na ginástica artística e olímpica, onde pessoas de baixa estatura e com tendência de ganho de massa muscular se sobressaem sobre pessoas longilíneas.


Obs.: A musculação é apenas mais uma ferramenta que pode ser utilizada e não a única. Crianças devem praticar esportes, de preferência coletivos, para facilitar sua socialização com pessoas de mesma faixa etária, além de aprender a lidar com regras. O importante é a criança sentir prazer ao realizar o exercício, para não correr o risco de ela criar aversão a prática esportiva. Artes marciais também são indicadas para crianças que tem dificuldade em lidar com hierarquia e disciplina.

3 comentários:

  1. Eu pensava que fazia mal. Aliás, acho que quase todo mundo pensa que musculação pra criança é proibido! Hehehe. Gostei ;*

    ResponderExcluir
  2. meus parabens gustavo,ficou otimo seu blog.

    ResponderExcluir