quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mitos e verdades sobre a gordura localizada.

Problema que aflige quase todas as mulheres, a gordura tende a se acumular em certas regiões do corpo, onde há uma predisposição genética da pessoa. Mesmo com dietas e exercícios físicos a gordura tende a se acumular mais nessas regiões, podendo ser nas coxas, abdômen, costas, quadris e etc. dependendo da pessoa e do sexo.


Para começar temos que quebrar o mito que exercícios localizados queimam gorduras localizadas. Ao se exercitar o corpo queima gordura de maneira generalizada. Em um estudo feito com tenistas, foi verificado que apesar do braço dominante ser mais hipertrofiado que o não dominante, a camada de gordura em ambos eram similares. Depois temos que nos conscientizar qualquer deslize com o nosso peso vai se refletir onde temos maior tendencia de concentrar gordura, já que quando emagrecemos não perdemos células adiposas, apenas reduzimos o seu tamanho.

Abdominais reduzem a barriguinha? Os exercícios abdominais, vão ajudar a diminuir a barriguinha, não pela queima de gordura localizada, mas pela melhora da postura, corrigindo cifoses e/ou lordoses, e aumento da força da parede abdominal, não deixando os seus órgãos "empurrarem" a sua barriga pra frente.

Para a redução da gordura localizada é imprescindível você aliar a nutrição com exercício físico. A dieta balanceada prescrita por um nutricionista vai promover uma baixa ingestão calórica, mas com todos os nutrientes que você precisa. O exercício vai ajudar a aumentar o deficit calórico, ele estimula e facilita a mobilização e queima das moléculas. Outro beneficio do exercício físico é que você não precisa restringir tanto o consumo de calorias da sua dieta, além de contribuir para o sucesso a longo prazo destinado a conseguir uma perda de peso e proporciona benefícios para a sua saúde.

A lipoaspiração é o método onde se obtém resultados mais rápidos, porém como todo procedimento cirúrgico oferece riscos, além de ser o mais caro. Mesmo após a lipoaspiração a pessoas terá de entrar em um programa de exercícios físicos e reeducação alimentar. Existem também tratamentos estéticos que podem ser coadjuvantes no processo da redução de gordura localizada, como a drenagem linfática, manthus, corrente russa, dentre outros, porém nunca vão assumir a importância do papel do exercício físico aliada a alimentação.

Lembrando que dietas milagrosas e radicais não adiantam para você perder gordura. A perda de peso ocasionada por esses tipos de dietas se dão principalmente pela de água e massa massa muscular, ou seja, tecido que consome energia em repouso, o que torna mais fácil você engordar de novo ou talvez até atingir um peso maior que antes da dieta. Outro fator que contribui para o efeito "sanfona" é que essas dietas fazem seus metabolismo ficar muito lento, gastando menos calorias.


O segredo é força de vontade e dedicação. Quando se tem um objetivo fixo na cabeça fica muito mais fácil você chegar lá.

2 comentários:

  1. Já vi que perder essas gorduras localizadas é difícil MESMO! :(

    ResponderExcluir
  2. Primeiro você tem que querer. Dica: Trace metas(possíveis), a curto, médio e longo prazo. Deixa o treino mais motivador e com o objetivo claro fica mais fácil atingir o que você quer.
    Depois que você "acostuma" o seu corpo a gastar calorias, e você adquire disciplina fica fácil.

    ResponderExcluir