terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porque comemos chocolate quando estamos tristes?

Muitas pessoas quando estão tristes tem a enorme vontade de devorar uma caixa inteira de chocolate, mas você já parou pra se perguntar o porque dessa vontade que parece ser incontrolável e o chocolate parecer ser o melhor remédio nessa ocasião? E será mesmo ele o melhor remédio para isso?


As causas da depressão podem ser muitas, como predisposição genética, altos níveis de stress,  alimentação inadequada, estilo de vida alterado, drogas e etc. A depressão está ligada a um desequilíbrio de substâncias no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma molécula responsável pela comunicação entre neurônios. Ela parece ter varias funções como a regulação da liberação de alguns hormônios, regulação do ciclo circadiano e regulação do apetite.

Pessoas com depressão geralmente tem baixos níveis de serotonina no sistema nervoso central (SNC). Remédios, como a fluoxetina, são administrados para impedir que a serotonina seja recaptada pelos neurônios, aumentando a disponibilidade dela no espaço entre os neurônios. Alguns alimentos como bananas, tomates, chocolates e vinhos são ricos em triptofano, precursor da serotonina.



Foi publicado na revista Archieves of Internal Medicine um estudo que incluiu 900 pessoas, com o objetivo de analisar o humor e o consumo semanal de chocolate. O estudo constatou que as pessoas mais deprimidas consumiam mais chocolate. Das 900 pessoas estudadas, 700 tiveram o efeito "rebote" causado pelo chocolate. O efeito "rebote" se dá devido a grande quantidade de serotonina produzida em pouco tempo, então o corpo se esforça máximo pra baixar os níveis de serotonina, e acaba baixando demais, fazendo retornar e até aumentar os sintomas depressivos. Foi observado também que em torno de 400 pessoas demonstraram estar muito melancólicas após cada semana de consumo de chocolate.

Além do efeito positivo do chocolate sobre a serotonina, há também um aumento muito grande dos níveis de açúcar no organismo, fazendo a pessoa se sentir mais eufórica e motivada. O problema seria que, com o efeito "rebote", as pessoas se sentem mais deprimidas, fazendo elas comerem mais chocolates, reiniciando o ciclo vicioso. Outra curiosidade do chocolate é que ele tem grandes quantidades de feniletilamina, que é o hormônio da paixão. Por isso que quando pessoas sofrem desilusões amorosas, muitas tendem a procurar o "auxilio" do chocolate.

O chocolate de primeira opção com certeza deve ser o amargo, que possui maior concentração de cacau. Ele contém substâncias com diversas ações benéficas pro organismo como diminuição da produção do colesterol ruim, diminuição na formação de tumores, além de amenizar sintomas da TPM e possuir vitaminas A, B, C, D, além de alguns minerais como potássio, sódio, flúor e ferro. Ele ainda possui substâncias antioxidantes e a  quantidade de cafeína é maior nele, servindo de estimulante. 


Como dito acima o consumo exagerado de chocolate pode causar sintomas depressivos ao invés de saná-los. Existe uma recomendação de 30g diárias, um quadradinho de chocolate amargo. Lembrando que o chocolate não é o vilão, o vilão somos nós que recorremos a ele sem moderação. 

Ao invés de recorrer ao consumo exagerado de chocolate, uma alternativa saudável é recorrer a atividade física. A atividade física provoca no organismo uma sensação de prazer e bem-estar. Exercícios de leve a moderação intensidade estimulam a liberação de serotonina, aliviando sintomas da depressão. Ao que tudo indica o exercício aeróbico é o mais indicado nesse caso. Não é a toa que muitas pessoas se viciam em correr, provavelmente devido a grande liberação de serotonina causada pelo exercício.


Um comentário:

  1. Caramba, pior que é mesmo! O chocolate causa um prazer show, mas além de engordar, gera um vicio meeeesmo!!! Pelo menos tem o amargo pra diminuir a problemática.. Hehe.

    ResponderExcluir