segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exercícios para os Glúteos.

O glúteo é um dos grupamentos musculares mais trabalhados pelo público feminino, por ser uma região de grande acúmulo de gordura, principalmente para as mulheres que tem biotipo ginóide (formato de pêra). Porém deveria ser trabalhado por todos, já que é muito importante na manutenção da postura e no ato de caminhar e correr. Para trabalhar esse grupamento muscular temos muitos exercícios e variações, porém existem exercícios que exigem mais e outros que exigem menos desse grupamento muscular. 

O glúteo é composto por três músculos: 

  • Glúteo máximo: É um músculo volumoso situado mais superficialmente na região glútea. Ele é um potente extensor e rotador lateral da coxa. Quando os pés estão fixados ele auxilia na extensão de tronco.
  • Glúteo Médio: Localizado lateralmente no quadril, coberto pelo glúteo máximo e cobrindo o glúteo mínimo. Ele realiza o movimento de abdução e rotação interna do quadril.
  • Glúteo Mínimo: Localizado lateralmente no quadril, coberto pelo glúteo médio e máximo, respectivamente. Realiza o movimento de abdução e rotação interna do quadril. Suas fibras anteriores auxiliam no movimento de flexão do quadril. 
Musculatura da região glútea.

Ao contrário do que se pensa, exercícios que utilizam apenas uma articulação como as extensões de quadril na polia, caneleira, sendo realizado em quatro apoios ou não, que visam trabalhar a musculatura de modo isolado, são menos eficientes na ativação dos glúteos do que exercícios multiarticulares como avanço, levantamento terra, agachamento e leg press, por exemplo. Isso se deve pela maior complexidade na execução, maior necessidade de estabilização corporal, bem como é possível utilizar uma sobrecarga bem maior.
EXT. QUADRIL 4 APOIOS
LEVANTAMENTO TERRA
AGACHAMENTO
Além de serem excelentes exercícios para os glúteos, também trabalham quase que todos os músculos da coxa, ajudando muito no desempenho das tarefas diárias como subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira, e apanhar um objeto do chão.

Não é pelo fato dos exercícios como agachamento, avanço e levantamento terra, serem os mais eficientes que devem ser os exercícios de primeira opção. Esses exercícios exigem um alto grau de coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade e uma coluna vertebral muito bem estabilizada. Para que o aluno execute os movimentos mais complexos é necessário que ele tenha uma musculatura abdominal e lombar forte.

A progressão deve ser feito de modo lento e gradual, para diminuir o máximo possível o risco de lesões. Procure traçar com seu professor, objetivos para poder chegar a executar esses exercícios com segurança e uma boa técnica que também é imprescindível.


BONS TREINOS!!

6 comentários:

  1. essa vai a ser matéria preferida da mulheradaaa!

    ResponderExcluir
  2. Os homens também deviam dar uma olhada. Se eles soubessem o quanto que o treino de coxa ajuda no treino de braços. Iam treinar coxas sempre :P

    ResponderExcluir
  3. Ai é? hueheuie. Pois acho que homens pensam q malhar bumbum é coisa de viado...

    ResponderExcluir
  4. Já que os homens deveriam prestar mais atenção, faz uma matéria falando sobre isso!
    Pq namorado não escuta namorada, FATO!! Só malha braço mesmo..

    ResponderExcluir
  5. So adiantando um pouco o assunto, ajuda no aumento de força e hipertrofia dos membros superiores... :P

    ResponderExcluir
  6. Gustavo,

    Estou com um problema de descompensação muscular e preciso de exercícios específicos para o Gluteo médio. Vc poderia me orientar?

    Abraços, Lúbia

    ResponderExcluir